Oliveira Damas &eacut; Graça Advogados +55 43 3342-5500 Fale conosco
 
«« Voltar

OAB-Londrina sabatina os 10 candidatos à Prefeitura da cidade

Os 10 candidatos à Prefeitura de Londrina compareceram à sede da OAB-Londrina na noite da última terça-feira (10) para sabatina organizada pela entidade e que contou com mais de 680 acessos pelo canal da Subseção no YouTube.

O debate transcorreu de forma tranquila, com os candidatos respondendo as mesmas perguntas no primeiro bloco; e encerramento, no segundo bloco, com questionamentos da entidade – as perguntas foram sorteadas entre eles-, e ao final com a apresentação de suas principais propostas de governo.

“Realizamos um evento maravilhoso e isso devemos a cada um dos candidatos presentes, que tiveram calma, paz e serenidade, voltados para o pleito. Todos nós sabemos que o sufrágio eleitoral existe para o bem da população e a consciência de todos que devem estar voltados ao princípio e valor da cidadania acima de tudo”, avaliou a presidente da OAB-Londrina, Vânia Queiroz. Ela ressaltou o elevado número de pessoas que acompanhou a sabatina pelo YouTube. “Se fôssemos realizar um evento presencial, poderíamos receber, no máximo, 380 pessoas, que é a capacidade de nosso auditório”, destacando que  “o evento foi realizado especialmente voltado a  população visando propiciar a todo cidadão londrinense conhecer melhor todos os candidatos e suas propostas de governo para exercer um voto consciente”.

Estiveram presentes os candidatos Álvaro Loureiro Junior, Emerson Petriv (Boca Aberta), Carlos Scalassara, Homero Barbosa Neto, Júnior Santos Rosa, Marcelo Belinati, Márcio Sanches, Márcio Stamm, Nelson Águila Misuta e Tiago Amaral.

Eles responderam questões sobre propostas para atrair e manter empresas na cidade, pagamento de precatórios, Profis, combate à corrupção, política para atendimento à população de rua, segurança publica, desenvolvimento econômico, meio ambiente, mobilidade urbana e sustentabilidade, entre outras.

Propostas

Ao final da sabatina, os candidatos apresentaram suas principais propostas de governo. A apresentação seguiu a ordem sorteada no primeiro bloco da sabatina, começando então pelo candidato Boca Aberta, que reforçou o que vem dizendo durante toda a campanha: “Vamos numa canetada desfazer todo o mal feito até aqui, como o aumento do IPTU”. E que irá devolver o dinheiro do aumento do IPTU à população.

Barbosa Neto assegurou que não haverá aumento de IPTU e que sua administração -se eleito – irá cortar na própria carne, reduzindo o número de cargos comissionados; prometeu a construção de mais duas Unidades de Pronto Atendimento; criação de um centro de atendimento para procedimentos médicos especializados; disse que irá destravar a cidade mexendo no Plano Diretor e, por fim, reduzir impostos para atrair indústrias.

Álvaro Loureiro disse que sua proposta está focada na educação de base, com escolas em turno integral; construção de um hospital municipal, tornar a Guarda Municipal amiga da criança e preparar a cidade para o futuro, quando poderá ter metrô de superfície e de levitação.

Márcio Sanches disse que irá defender o pequeno seja ele empresário ou produtor familiar; implantar passe livre para estudantes e toda população; e implantar nova proposta para atender as necessidades de moradia.

Tiago Amaral destacou que seu governo pretende “resgatar a família londrinense e recuperar a qualidade de vida na cidade”. Para isso, irá tornar a prefeitura eficiente, moderna e capaz de dar respostas rápidas aos cidadãos e aos empreendedores; vai criar o Centro Administrativo de Desenvolvimento Econômico; e voltar a gerar emprego, com industrialização focada em tecnologia e uma política forte de educação.

Júnior Santos Rosa disse que sua gestão será pautada na integridade, honestidade e transparência; e que irá lutar muito contra a corrupção na cidade.

Marcelo Belinati, atual prefeito e que busca a reeleição, mencionou que quando assumiu a prefeitura a missão era resgatar a autoestima da cidade, o orgulho de ser londrinense. “Hoje posso dizer que Londrina reencontrou seu caminho. Colocamos o dedo na ferida de tudo que precisava ser resolvida. Tem muito ainda a se fazer, mas o importante é que estamos caminhando”, disse.

Águila Misuta disse que seu plano de governo está “fundado em três estacas: combate à corrupção, gestão técnica e moderna.” Ele ainda citou que pretende preparar a cidade para o futuro, investindo num projeto de Cidade Inteligente.

Carlos Sacalassara disse ser um defensor da democracia, pluralidade, solidariedade e justiça social. E  que seu plano de governo foi construído em seis eixos, entre eles os direitos civis e políticos, ambientais e sociais, e que essa construção foi coletiva.

Márcio Stamm se comprometeu a uma reforma administrativa, cortando cargos comissionados, e implatar uma estrutura com atenção para quem quer empreender. Citou que irá cuidar do que é mais essencial às pessoas, como educação, saúde, esporte, lazer, assistência.

Uma equipe de advogados, membros da comissão de Direito Eleitoral da casa, acompanharam todo o evento, mas não houve solicitação de direito de resposta. Além da presidente da entidade, estiveram na sede, acompanhando o evento, o vice-presidente Mário Xavier; a secretária-geral, Edmeire Aoki; o secretário-geral adjunto, José Carlos Mancini Júnior; o tesoureiro, Fabiano Nakamoto;  o diretor de Prerrogativas, Geovanei Leal Bandeira; e a conselheira estadual Sânia Stefani e o representante do Observatório de  gestão publica  Lucas Fernandes.

O conteúdo completo da sabatina está disponível no canal da OAB-Londrina no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=171iGJ9732c).

Fonte: OAB-Londrina


«« Voltar