Oliveira Damas &eacut; Graça Advogados +55 43 3342-5500 Fale conosco
 
«« Voltar

OAB: há 90 anos congregando a advocacia brasileira na defesa da cidadania

No próximo dia 18 de novembro, a Ordem dos Advogados do Brasil celebra 90 anos. Nestas nove décadas de atividades, a instituição se consolidou como uma das principais porta-vozes da democracia e do estado democrático de direito.

O protagonismo da OAB na defesa da cidadania é tema da nova campanha promovida pela OAB Paraná em comemoração à data.

Nas próximas semanas, diretores, ex-presidentes, representantes do Judiciário e do Executivo relembram a trajetória de gerações abnegadas que dedicaram suas vidas à construção de uma das instituições mais respeitadas do país.

“São 90 anos congregando a classe dos advogados e advogadas, na missão de exercer o direito de defesa da sociedade, de ser porta-voz do povo perante o Judiciário, de levar os clamores pelo respeito ao direito e à legalidade, em busca da Justiça”, destaca o presidente da OAB Paraná.

Conforme o jurista paranaense Alfredo de Assis Gonçalves Neto, a instalação da OAB, em 18 de novembro de 1930, transcendeu uma simples associação de classe: foi criada por obra do Estado, “a indicar, desde então, que não seria tratada como uma entidade privada voltada para zelar pelos interesses exclusivos de seus inscritos […] mas para, cuidando das prerrogativas profissionais, exercer o relevante papel de defesa dos jurisdicionados”.

Fonte: OAB PR


«« Voltar