Oliveira Damas &eacut; Graça Advogados +55 43 3342-5500 Fale conosco
 
«« Voltar

Entidades de Londrina vão discutir valores do IPTU com o prefeito

Representantes de entidades londrinenses devem se reunir com o prefeito municipal de Londrina, Marcelo Belinati, nesta quinta (18) ou sexta-feira (19), para discutir alternativas para o atual reajuste do IPTU do município. Da agenda com o prefeito, devem participar a OAB-Londrina, Sociedade Rural do Paraná (SRP) e Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

“A sociedade civil organizada está sendo cobrada em uma posição sobre a atual situação do IPTU. Como as propostas que apresentamos antes do reajuste aplicados hoje não foramaprovadas  na câmara municipal, vamos tentar achar uma solução que minimize  o problema dentro das condições socioeconômicas da população”, disse o presidente da SRP, Afrânio Brandão.

A abertura de negociações com o prefeito é resultado de uma reunião realizada no final da tarde da última terça-feira, 16, em que participaram 21 pessoas de oito entidades (SRP,ACIL, OAB, AML, Sinduscon, Sindimetal, CEAL,  CONGEP) e dois  vereadores  (Felipe Prochet e Felipe Barros) no recinto Milton Alcover, na Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Na reunião das entidades diversos pontos foram abordados, como a legalidade do reajuste, possibilidade de congelamento, o efeito da lei do IPTU na prática, as distorções, gestão do município, déficit público, o aumento de tributos, a legitimidades de ações, improbidade fiscal, entre outros.

“Além das negociações com o prefeito, estuda-se também a possibilidade de um projeto de iniciativa popular para alteração da lei sobre a planta de valores”, explicou Eliton Araújo Carneiro, presidente da subseção da OAB Londrina. 

A OAB-Londrina já havia emitido uma nota oficial, na última segunda-feira (15) se posicionando contra o aumento do IPTU e da Taxa de Lixo aprovado pela Câmara de Vereadores de Londrina.

Fonte: OAB-Londrina


«« Voltar