Oliveira Damas &eacut; Graça Advogados +55 43 3342-5500 Fale conosco
 
«« Voltar

Deficiente visual presta compromisso e está entre os novos advogados do Paraná

O advogado Ozias Fernandes de Sales prestou compromisso na última segunda-feira (9), na sede da OAB Paraná, e foi responsável por um dos momentos emocionantes da cerimônia. Deficiente visual, Ozias enfrentou muitos desafios para se formar em Direito e receber sua habilitação na Ordem foi a coroação de uma trajetória de perseverança.

"A vida é repleta de desafios, muitos dos quais são enormes para pessoas com deficiência. O dr. Ozias é um exemplo de determinação que orgulha a classe dos advogados. Será um expoente da profissão, tenho certeza disso", afirmou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, que dirigiu a solenidade.

Nascido na região de Cianorte, no interior do estado, Ozias não teve a chance de estudar durante a infância, já que vivia no campo, sem acesso a escolas especializadas. Foi somente aos 15 anos, quando já tinha se estabelecido em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, que iniciou seus estudos no projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Concluiu o segundo grau e passou a trabalhar na área de vendas, sem jamais abandonar o sonho de se tornar advogado.

“Quando surgiu a oportunidade de fazer a faculdade de Direito não pensei duas vezes. Muitos falavam que não ia dar certo, que ser advogado é muito difícil, e eu não teria como ler os processos”, conta. Mesmo assim, iniciou o curso, ainda enfrentando dificuldades para realizar as provas e ter acesso aos materiais adequados. “Pensei em desistir”, confessou. Mas, por outro lado, também recebeu o incentivo de professores, conheceu outros deficientes visuais que se formaram em Direito e começou a realizar estágios em órgãos públicos. Fez contato com pessoas da equipe do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, que também é deficiente visual. Isso tudo foi lhe abrindo os caminhos para transformar o seu sonho em realidade.

Se o advento da tecnologia e do processo eletrônico foi difícil para muitos advogados que estavam acostumados somente a lidar com os processos físicos, para os deficientes visuais aconteceu justamente o oposto. “Para nós facilitou muito. Temos um programa de leitor de tela, e fica muito fácil ler os sites e os arquivos, principalmente se estiverem em word ou PDF. Não temos nenhum problema para elaborar as petições e peticionar no processo eletrônico”, conta.

Agora, já na condição de advogado inscrito nos quadros da OAB, Ozias Fernandes de Sales exercerá a advocacia em Araucária, tendo inclusive uma sala cedida por amigos onde estabelecerá o seu escritório. Casado e pai de duas filhas, o advogado não esconde a sua felicidade. “Hoje foi um dia maravilhoso, de uma grande conquista. Estou muito feliz”, disse.

Fonte: OAB-PR


«« Voltar